Prefeitura de Arapongas lança Nível 2 do Curso de Libras
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou oficialmente o segundo nível do projeto “Arapongas, Libras nas escolas” e o lançamento da disciplina de Libras. O projeto foi desenvolvido pela equipe do Centro Municipal Especializado (Cemear) com apoio do curso de Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O programa consiste na aplicação de atividades específicas de linguagem gestual-visual, fomentando o aprendizado bilíngue na Rede Municipal de Ensino. Na tarde da última quarta-feira (13), o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre e o secretário de Governo, Rafael Cita receberam os responsáveis pela iniciativa. “Fortalecer a inclusão educacional para nossos alunos com surdez é um compromisso do poder público. Com isso, estamos reforçando o aprimoramento da linguagem para os alunos e professores. Parabenizo toda equipe pelo brilhante trabalho desenvolvido”, disse o prefeito.
A Secretária Elisângela Gonçalves Bobato Cortez, enfatizou a importância da continuidade do projeto. “Hoje podemos observar o crescimento significativo do projeto na rede. Ver a interação dos alunos em sala demonstra o trabalho de eficaz realizado”, destacou. Além disso, Cortez também enfatizou que o projeto fortalece a inclusão educacional dos alunos com surdez e também o aprimoramento da linguagem para os alunos e professores.
O Curso
Em 2024, o programa irá atender outros 430 alunos de quatro escolas municipais – dos 2º, 3º anos, e uma sala de do 5º ano das escolas municipais. As instituições contempladas serão: a Escola Municipal Júlio Savieto, Escola Municipal Padre Germano Mayer, Escola Municipal Dr. Antônio Grassano e Escola Municipal profª Aleydah Costa Santos. A coordenadora do Centro Municipal Especializado de Arapongas (CEMEAR), Kátia Messerlian, também falou mais sobre a iniciativa. “Nosso objetivo é alfabetização adequada para todos os alunos. Tendo a inclusão como principal foco. A proposta é desenvolver atividades educativas, lúdicas através de diversos materiais”, Messerlian. Ela ainda acrescentou parte do processo para a concretização do programa de libras. “Essa luta teve início em 2005, após idealizarmos e estruturamos o projeto passamos a buscar apoio e tivemos a satisfação do vereador Márcio Nickenig nos apoiar e trazer até ao prefeito Sérgio Onofre e sua gestão que têm dado todo o suporte”, reforçou.
O projeto iniciado em 2023 nas escolas teve um grande avanço e repercussão, transformou-se em grade curricular (disciplina) nas escolas integrais e de jornada ampliada, sendo uma grande conquista para o município de Arapongas.
AULAS – As aulas do Projeto de Libras nível II são ministradas pela professora de Libras e intérprete profª Juliana Rodrigues Pereira, responsável pelas edições dos vídeos e elaboração da apostila para o apoio dos alunos em sala de aula. As aulas são gravadas na “NOSSA WEB TV”, juntamente com as professoras e intérpretes Luciane Fernanda dos Santos e Elisângela Santos da Silva Gomes. Em 2024, o Nível II do Projeto de Libras, contempla alunos
As aulas de libras fazem parte da grade curricular municipal fixa das seguintes escolas: Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira, Escola Municipal Cívico – Militar Maria Hercília H. S., Escola Municipal Padre Chico, Escola Municipal Aleydah C. S. Oliveira, Escola Municipal Cívico – Militar Professora Alzira Horvatich, Escola Municipal Duque de Caxias, Escola Municipal Colônia Esperança, Escola Municipal Aricanduva, atendendo uma média de 1000 alunos. E são ministradas pelas professoras e intérpretes Luciane e Elisângela.
Participaram também da solenidade, diretores de escolas municipais, presidente da Câmara vereador Márcio Nickenig e representantes da Secretaria de Educação.
Fonte: Prefeitura de Arapogas