Prefeitura de Londrina entrega telhas às famílias prejudicadas pela chuva na zona norte

Prefeito Tiago Amaral e sua equipe entregaram centenas de telhas para 19 famílias; paralelamente, houve a entrega de caixas d´água, por meio de parceria com o Governo Estadual

Na manhã desta quarta-feira (8), o prefeito Tiago Amaral e sua equipe entregaram centenas de telhas para 19 famílias residentes na zona norte que tiveram suas casas prejudicadas pela forte chuva que aconteceu no dia 1º de janeiro. A ação contemplou os residenciais Jequitibá e Horizonte, próximos ao Assentamento Aparecidinha e bairro São Jorge.

Foto: Vivian Honorato

A entrega das telhas faz parte do plano de ação emergencial, da administração municipal, para assistir os moradores mais prejudicados. O material foi transportado em dois caminhões e a quantidade de telhas para cada imóvel foi estabelecida pela Prefeitura, por meio de visita técnica e de pré-cadastrado. No primeiro atendimento às famílias, também foram fornecidas lonas provisórias.

O prefeito Tiago Amaral ressaltou que esta entrega é a concretização do que foi deliberado nas primeiras reuniões com o secretariado municipal, após o temporal. “Viemos aqui, trouxemos a equipe, eu, pessoalmente, fiz a entrega das lonas e agora voltamos hoje par fazer o serviço completo, que é a entrega destas telhas.  Na semana passada, eu me deparei com uma Prefeitura que não tinha sequer qualquer preparo ou perspectiva de apoio para as famílias que sofrem uma situação como essa. E sabemos que estas pessoas não têm condições para levantar suas casas ou o telhado com o próprio dinheiro. Então, é nessas horas que a Prefeitura tem que entrar, dando todo apoio e suporte. Nossa intenção, aqui, é devolvermos a dignidade a estas famílias”, apontou.

Foto: Vivian Honorato

Segundo Amaral, as telhas foram doadas por meio de parceiros que se sensibilizaram, após a solicitação da Prefeitura. “Registro a minha gratidão ao povo londrinense, aos empresários, empreendedores, vereadores, a quem nos ajudou a trazer soluções. Se não tivéssemos estas doações, não conseguiríamos entregar estas telhas tão rapidamente”, frisou.

Foto: Vivian Honorato

O Residencial Jequitibá faz parte do Programa de Lotes Urbanizados, da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD). As famílias receberam o lote, porém a construção das residências ficou por conta delas. Uma das moradoras que teve a sua casa atingida pela tempestade, que ocasionou a perda do telhado, foi Liria Aparecida de Souza. Ela mora, no Jequitibá, com sua filha e seu esposo. “O temporal nos pegou de surpresa, destruindo tudo. Conseguimos algumas doações, de tijolos e areia, e agora a Prefeitura está nos entregando as telhas. Isso é muito bom e vai nos ajudar muito”, disse.

O mutirão de entrega contou com a participação de diversas secretarias e equipes, como Defesa Social e Defesa Civil, secretarias de Obras e Pavimentação, Família e Desenvolvimento Social, e de Governo, Companhia de Habitação (Cohab), entre outras. O secretário de Defesa Social, Felipe Juliani, também esteve presente na ação de hoje, assim como servidores e funcionários da Prefeitura de Londrina.

Assistência social – A Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social também fez visitas e buscas ativas nos bairros atingidos e está responsável, nesse contexto, por priorizar as famílias no atendimento acerca do Benefício Eventual Emergencial, por meio do qual é concedido auxílio de R$ 201,50 para casos de urgência como este. As famílias foram orientadas a procurar o CRAS Norte A para avaliação da concessão do benefício, sem necessidade de agendamento prévio. Outros encaminhamentos também serão feitos para a rede socioassistencial.

Foto: Vivian Honorato

“Todas as famílias já foram cadastradas para receber o auxílio, ou seja, elas estão sendo assistidas, inclusive com a parte de alimentação. Foi uma preocupação muito grande, porque quando ocorre o destelhamento de casas as pessoas perdem muita coisa. O trabalho integrado da Prefeitura foi muito importante para estes atendimentos. Primeiro nós visitamos as famílias, entendemos as necessidades delas, e depois tomamos as providências”, apontou a secretária municipal de Família e Desenvolvimento Social, Marisol Chiesa.

Foto: Vivian Honorato

O secretário de Obras, Otávio Gomes, contou que na ação de hoje foram entregues cerca de 800 telhas, de empresas que fizeram doações, após a divulgação e solicitação da Prefeitura. Segundo ele, o Município conseguiu um estoque de 90 toneladas. “Nós, da Secretaria de Obras, estamos fazendo o termo de recebimento dessas doações, dentro do pátio da Secretaria. Demos entrada nesse estoque destinado, exclusivamente, para essas doações e casos de emergência. Agora, nós temos um grande estoque para atender a população, porque, até então, a Defesa Civil atendia apenas com a entrega de lonas”, pontuou.

Paralelamente, a Prefeitura está articulando a formação de uma equipe específica para elaborar um plano de gerenciamento de risco, a fim de formalizar um gabinete de integração de serviços focados em atendimentos desta natureza.

Entrega de caixas d´água – Junto com a ação de entrega das telhas, a Prefeitura de Londrina fez a entrega de 28 kits do Programa Caixa D´Água Boa, do Governo do Paraná, contemplando mais 28 famílias beneficiadas na região do Residencial Jequitibá.

Foto: Vivian Honorato

O kit entregue contempla uma caixa d´água com pilar de sustentação e um kit de instalação com os componentes necessários, mais repasse financeiro de R$ 1 mil para viabilizar a instalação.

Ao todo, 187 famílias londrinenses foram contempladas pelo programa estadual, residentes em áreas de Regularização Fundiária, regularmente atendidas pela Sanepar, mas que não possuíam caixa d’água. Deste total, cerca de 80 receberam os Kits em dezembro de 2024 e outras 107 receberão no decorrer de janeiro de 2025.

“Iniciamos o projeto de entrega, em parceria com o governo do Estado, destas caixas d’água, pois um dos grandes problemas que Londrina tem, hoje, principalmente aqui na região norte, é com a falta de água. Por isso, essas caixas d’água chegam em boa hora, por meio desta parceria, e nós vamos começar essa entrega com as famílias que já estavam cadastradas anteriormente no programa, no Jequitibá, Novo Horizonte, e São Jorge. Além disso, estamos estudando a ampliação deste programa para as famílias que não foram contempladas”, informou o prefeito Tiago Amaral.

Fonte: Blog Londrina