Programa Castrapet, inscrições do encerram no próximo dia 17

Informações podem ser obtidas através do telefone: 3902-1194.

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), anuncia que estão abertas as inscrições para a nova edição do Castrapet, programa permanente de esterilização de cães e gatos. As inscrições seguem até o dia 17 de janeiro de 2025. De acordo com a secretária da pasta, Sandra Mendonça, ainda há vagas disponíveis, mas focadas em cães e gatos machos. “Tivemos uma boa procura. E ainda temos algumas vagas disponíveis para castração gratuita. Queremos preencher todas as vagas, levando um serviço de qualidade aos pets do município”, afirmou.

O processo de inscrição pode ser feito até o dia 17 de janeiro, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na Rua Marabu, nº 671, no centro de Arapongas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para realizar a inscrição, é necessário apresentar uma série de documentos, como a cópia do Cadastro Único (CadÚnico) ou do programa Bolsa Família, comprovante de renda de até dois salários mínimos, ou, ainda, documento que comprove o vínculo com protetor(a) de animais, além da cópia de um documento de identificação (RG, CPF, CNH ou Carteira de Trabalho).

O programa tem como objetivo promover a saúde pública e o controle populacional de animais no município. Os pets devem atender a alguns requisitos para serem contemplados, como ter entre 6 meses e 7 anos de idade e não ter passado por doenças relacionadas ao carrapato nos últimos 90 dias. Além disso, o tutor do animal precisa estar com toda a documentação solicitada em dia.

As castrações ocorrerão nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2025, e a expectativa é de que até 400 animais sejam atendidos. O Castrapet busca não apenas o controle populacional de cães e gatos, mas também contribuir com a redução de doenças transmissíveis entre os animais e para a população em geral, promovendo a saúde e o bem-estar tanto dos pets quanto dos tutores. A ação integra os esforços do município para garantir um atendimento eficaz e gratuito aos animais em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também destaca que, ao promover a esterilização dos animais, além de reduzir o número de abandonos, a medida visa melhorar a convivência urbana, especialmente nas áreas de maior circulação de cães e gatos. O programa tem sido uma das principais iniciativas da gestão municipal para enfrentar o problema do aumento de animais em situação de rua, proporcionando um controle mais eficaz e humanizado.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo telefone 3902-1194.

Fonte: PMA