Programa da Copel leva orientação sobre uso consciente de energia a estudantes de Arapongas
Cerca de 150 alunos da rede municipal participaram de palestra educativa no Cine Mauá. Ação do programa Iluminando Gerações abordou segurança, economia de energia e práticas sustentáveis por meio de atividades voltadas aos estudantes dos 4º e 5º anos.
Arapongas recebeu, na segunda-feira (22), uma palestra educativa do programa Iluminando Gerações, iniciativa promovida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). A atividade reuniu aproximadamente 150 alunos das escolas municipais Alzira Horvatich, Diomar Pegorer, Padre Chico e da unidade localizada no distrito de Aricanduva. O encontro foi realizado no Cine Mauá e abordou temas relacionados ao consumo consciente e à segurança no uso da energia elétrica de forma prática e acessível ao público infantil.
Voltado aos estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o programa busca estimular hábitos responsáveis no consumo de energia e conscientizar sobre situações que podem representar riscos no dia a dia. Durante a palestra, os participantes receberam orientações sobre o uso seguro da eletricidade, além de exemplos de atitudes que contribuem para a prevenção de acidentes.
Segundo a Copel, o Iluminando Gerações é desenvolvido ao longo de todo o ano letivo em escolas de diversas regiões do Paraná. Além das palestras e eventos educativos, os estudantes recebem kits com material didático para reforçar o aprendizado em sala de aula e ampliar a compreensão sobre o tema por meio de atividades complementares.
Esta foi a primeira ação do programa realizada em Arapongas em 2026. A expectativa é que novas unidades escolares do município sejam atendidas ao longo do ano, ampliando o alcance da iniciativa e levando orientações sobre segurança e eficiência energética a um número ainda maior de estudantes.
De acordo com o gerente da Base de Campo da Copel em Arapongas, Fábio Beques, a participação e o interesse das crianças são fatores importantes para o sucesso das atividades educativas. “Como exemplos, apresentamos a importância de não soltar pipa perto da rede elétrica, os problemas em manusear equipamentos eletrônicos com a mão molhada, dentre outros. São dicas simples e que fazem toda a diferença na proteção de todos”, destacou.
Representando a Secretaria Municipal de Educação, a técnica pedagógica Enilda Makiyama avaliou positivamente a iniciativa e ressaltou a importância da metodologia utilizada durante as apresentações. Com mais de 40 anos de experiência na área educacional, ela acredita que “as crianças são multiplicadoras de conhecimento. Tudo aquilo que elas ouviram, vão levar para casa e vão compartilhar com os pais e familiares”.
Educação para o consumo consciente
Alinhado às práticas baseadas em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o programa Iluminando Gerações reforça o compromisso da Copel com a educação, a sustentabilidade e a segurança. A iniciativa busca promover a formação de cidadãos mais conscientes sobre o uso dos recursos energéticos e seus impactos na sociedade.
Em 2025, o programa capacitou mais de 82 mil estudantes em todo o Paraná por meio de palestras, eventos presenciais e atividades educativas. Os números demonstram o alcance da ação e sua contribuição para a disseminação de informações que incentivam o uso responsável da energia elétrica e a adoção de comportamentos mais seguros no ambiente doméstico e escolar.
(Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Copel).
Fonte: PMA