Sabáudia: Secretaria Municipal de Saúde realizou 35 mil consultas em 2018

Read Time:2 Minute, 38 Second

Por ocasião da 11° Conferência Municipal de Saúde, realizada no início do mês, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou um balanço dos serviços prestados no ano de 2018. E os números impressionaram a população que estava presente. 

Ao todo foram realizadas 35 mil consultas com clínicos gerais no Pronto Atendimento Municipal Santa Terezinha. Nas duas Unidades Básicas de Saúde, Antônio Valério e Tatiane Salvador, o número de consultas chegou à 4 mil.

A especialidade de dermatologia atendeu 800 pessoas em todo o ano, com 1.070 procedimentos dermatológicos realizados. A geriatria foi fornecida para 890 idosos e as crianças, através da pediatria, foram consultadas 1.400 vezes. A área de genecologia e obstetrícia atendeu 1.400 mulheres. As consultas encaminhadas aos médicos especialistas, em diversas áreas, através do CISVIR (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região) contabilizaram 3.800 pessoas atendidas. O departamento de exames laboratoriais chegou a marca de 46 mil atendimentos. Seguido dos exames especializados, também através do CISVIR, em 7 mil.

Fora do Município, a pasta oferece encaminhamentos para diversas cirurgias para o Hospital João de Freitas e Hospital da Providência. Assim como o fornecimento de transporte para consultas nos municípios de Arapongas, Apucarana, Londrina e Curitiba.

A Secretaria conta atualmente com quatro pontos de atendimentos, o Pronto Atendimento Municipal Santa Terezinha, Unidade Básica de Saúde Antônio Valério e Tatiane Salvador e na área rural no Distrito Bom Progresso. Além do atendimento de clínico geral a secretaria oferece os seguintes serviços: pediatria, geriatria, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, nutricionista, psicólogas, dentista, assistente social, além de fisioterapia para atendimento no Pronto Atendimento e também nos domicílios para acamados e pós cirúrgicos.

Segundo o secretário municipal de saúde, Vilson Garbim, o atendimento da secretaria está ampliando significativamente e isso só foi possível através dos investimentos dos recursos livres. “Os recursos livres é um dinheiro que pode ser investido em qualquer área dentro do Município, mas o prefeito Hugo, vendo a necessidade da população sempre desejou investir na saúde” explicou ele.

Para Vilson outra grande conquista é o término da fila de espera para a cirurgia de cataratas. “Todos os pacientes que necessitam da cirurgia de cataratas em Sabáudia estão com os atendimentos encaminhados. Finalizamos a fila de espera” argumento o secretário satisfeito.

De acordo com o prefeito Edson Hugo Manueira desde o início da sua gestão a saúde é um dos pontos de prioridade. “A LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) exige o investimento de 15% do orçamento em saúde, um valor de 3.350 milhões, mas fomos além e investimos um milhão e duzentos mil reais a mais, finalizando em 4.600 milhões, o que representa 20,46%. Poderíamos ter feito obras físicas, porém entendemos que o nosso maior investimento é nas pessoas. Enquanto eu for prefeito será assim” garantiu Hugo.

Ele destacou também a renovação total da frota da área da saúde. “Desde que assumi a administração municipal meu desejo era renovar a frota, pois os veículos necessitavam ser substituídos. E hoje conseguimos oferecer veículos novos para o transporte da nossa população, que merece todo nosso respeito e auxílio em um momento de dor e dificuldade” afirmou Hugo.

Fonte: Prefeitura de Sabáudia

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post BPC: Idosos e Pessoas com Deficiência não percam o PRAZO
Next post Sanepar: Substituído o Gerente Regional em Arapongas