Saúde segue a SESA-PR e orienta sobre diminuição no tempo de isolamento para Covid-19
O Ministério da Saúde informou na última segunda-feira, 10/01, o novo prazo para o isolamento de casos leves e moderados de Covid-19. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA-PR) divulgou nesta quarta-feira, 12/01, uma orientação mais cautelosa a respeito dos dias de isolamento. Esta decisão, com a nova orientação, foi encaminhada ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR). O município de Arapongas seguirá a recomendação da SESA-PR.
Com isso, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reitera sobre as novas medidas:
– Para pacientes assintomáticos ou para aqueles que apresentarem sintomas, o isolamento é de 7 dias. Se no sétimo dia não houver qualquer tipo de sintomas e o paciente não estiver em uso de medicação sintomática, deve retornar as suas atividades. Na persistência dos sintomas, o paciente deverá completar 10 dias de isolamento. Os prazos passam a contar a partir da confirmação por meio de um teste PCR (padrão ouro) ou antígeno.
O Secretário de Saúde de Arapongas e presidente do Conselho Regional das Secretarias Municipais de Saúde (CRESEMS-PR) da 16ª Região, Moacir Paludetto Junior, afirmou que a decisão da SESA-PR é mais próxima da realidade dos municípios. “ Isto traz mais segurança diante da circulação desta nova variante e a vacinação continua sendo fundamental para contermos os casos graves e, consequentemente, os óbitos por Covid-19”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas esclarece que não irá realizar testes de PCR ou antígeno na população com finalidade de alta do isolamento.
Fonte: Prefeitura de Arapongas