UEL: HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
O Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizou cerca de 600 atendimentos, no último sábado (7), durante a 21ª Campanha Nacional do Câncer de Pele, ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O atendimento foi realizado por professores, residentes de dermatologia do HU e médicos colaboradores da cidade.
Segundo o professor Airton dos Santos Gon, do Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde (CCS), cerca de 50 casos suspeitos foram encaminhados para biópsia. Conforme o resultado, o paciente deve ser encaminhado para tratamento. Durante a campanha, foram atendidas pessoas com queixa de manchas, pintas ou lesões que não cicatrizam.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o câncer não tem uma única causa. “Entre 80% e 90% dos casos estão associados a causas externas [presentes no meio ambiente]. As mudanças provocadas pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.”
Ainda de acordo com o INCA, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. A doença no entanto apresenta alto percentual de cura, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. “Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.”
O INCA informa que a neoplasia de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo raro em crianças e negros, com exceção de portadores de doenças cutâneas. “Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo”, alerta. “Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com histórico pessoal ou familiar desse câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas.”
Fonte: UEL
Imagem Ilustrativa retirada da internet