Último dia do Encontro Regional Antivetorial debate vigilância integrada, tratamento focal e perifocal

No terceiro e último dia, o I Encontro Regional Antivetorial de Arapongas – evento promovido pelo Controle de Endemias, que debate questões importantes para o combate da dengue, febra amarela, zica e chikungunya, aborda os temas: Saúde única; vigilância integrada e inovações na prevenção e controle das Arbovirses; com o palestrante André de Souza Leandro – médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu (Mestre em Ciências Veterinárias e Doutorando FIOCRUZ – RJ. Já no período da tarde, será a vez do chefe da central de apoio logísticos e insumos ISCALI, de Maringá, Aparecido Donizete de Oliveira, falando sobre tratamento (focal e perifocal) e tratamento mecânico. O encerramento do encontro, marco para às 15h00, será com uma apresentação com o grupo teatral da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos (Secle).

O responsável pela ação, o coordenador do Controle de Endemias de Arapongas, Valdecir Pardini, já avalia de maneira positiva o I Encontro Antivetorial. “ Dias de grande aprendizado, com a oportunidade de reunir profissionais da saúde e, potencializar as ações desenvolvidas pelos nossos agentes de combate às endemias (ACE’S) e os agentes comunitários de Saúde (ACS’s).

PARTICIPAÇÕES
Ao longo dos dois primeiros dias (01 e 02 agosto), agentes de Arapongas e também de municípios vizinhos que integram a 15ª e 16ª Regional de Saúde, puderam acompanhar palestras com o Dr. Eneas Cordeiro de Souza Filho – médico da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores, José Bento Pereira Lima – pesquisador Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, RJ; Bárbara Ávilla – especialista em desenvolvimento comportamento humano/ Psicanalista/ Coach Comportamental e  Analista de perfil comportamental – CEO na Overview Treinamentos e o palestrante Demilson Rodrigues dos Santos – agente de saúde e chefe do Núcleo de Entomologia de Maringá; que abriu o evento.

Fonte: Prefeitura de Arapongas