
1º Fórum da Rede de Proteção de Mulheres em Arapongas discute avanços nas políticas públicas de segurança
Com foco na ampliação de ações contra a violência, evento reforça o compromisso da cidade com a proteção e o empoderamento feminino
Arapongas promoveu nesta quarta-feira, 26, o 1º Fórum da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência, encerrando a Campanha “Marias: Asas para Elas”, que celebra o mês da Mulher. O evento, organizado pela Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e diversas Secretarias e Forças de Segurança, discutiu importantes pautas relacionadas à segurança, políticas públicas e sociais, com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência e ampliar o protagonismo feminino no município.
O Fórum contou com a presença de diversas autoridades, como a vice-prefeita Édina Kummel, a primeira-dama Gabriela Dezam Cita, o secretário de Segurança, Paulo Argati, e a deputada federal Leandre Dal Ponte, que é também secretária da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Além deles, estiveram presentes a delegada Dra. Camila Costa, a vereadora Meyre Farias e a secretária de Assistência Social, Marisa Bazana.
Durante o evento, o secretário Paulo Argati parabenizou as ações realizadas ao longo do mês de março, destacando a importância de iniciativas que integrem as Forças de Segurança, gestão municipal e outros órgãos para fortalecer as políticas de proteção às mulheres. “É importante discutirmos ações que fortaleçam a segurança e garantia de direitos das mulheres. Arapongas tem avançado nesse sentido e quer evoluir ainda mais. Tivemos importantes eventos ao longo do mês e que vão impactar positivamente nas ações a serem desenvolvidas”, afirmou o secretário.
A deputada Leandre Dal Ponte também ressaltou os avanços conquistados pelo município, destacando que o governo estadual, sob a liderança do governador Ratinho Jr, tem incentivado a criação de estruturas que atendam às necessidades das mulheres no Paraná. “Ver isso acontecer em Arapongas e em outras cidades do Paraná é muito especial e necessário. O governo Ratinho Jr tem levado incentivo aos municípios para que fortaleçam suas estruturas, articulando ações e serviços que garantam ações efetivas e que vão ao encontro das reais necessidades das mulheres paranaenses. Todas e todos juntos, somando para uma nova realidade,” enfatizou a deputada.
Por sua vez, a vice-prefeita Édina Kummel reforçou o compromisso da gestão municipal em expandir as políticas públicas voltadas às mulheres. “Ações animadoras e promissoras na luta e causas em prol das mulheres da nossa cidade. Nosso compromisso é fazer com que as mulheres ocupem espaços, sejam cuidadas e valorizadas,” disse ela, lembrando também da recente criação da Secretaria Municipal da Mulher, um passo importante para garantir maior atenção e recursos para as questões femininas.
Em sua fala, a primeira-dama Gabriela Cita destacou que a gestão municipal tem se empenhado na construção de políticas públicas inclusivas, reafirmando seu compromisso de dar voz às mulheres. “A gestão municipal tem se empenhado na construção de mais políticas públicas, e quero estar junto nessa caminhada. Insistir nessas questões é fundamental. Dar voz e espaço às mulheres,” afirmou Gabriela.
O Fórum também se destacou pelas palestras oferecidas. A primeira, ministrada pela major Márcia Bobko Bilibio, abordou o papel das Forças de Segurança no combate à violência doméstica, destacando a importância da atuação integrada para alcançar os municípios e adotar estratégias de prevenção e enfrentamento. “A violência não gera reflexos apenas nas mulheres, mas nos filhos, na família, na sociedade. O papel da Polícia Militar – e demais forças de segurança, é alcançar todos os municípios com ações preventivas e combativas,” explicou a major.
A segunda palestra foi conduzida por Mariana Neris, diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que discutiu o fortalecimento da Rede de Proteção à Mulher. Neris destacou o trabalho realizado no Paraná para unificar ações e serviços de proteção à mulher, garantindo novas oportunidades e criando um ambiente mais seguro para as mulheres e meninas. “Somos mais de 5,8 milhões de mulheres no Paraná. Temos trabalhado intensificamente para estruturar a rede de proteção e enfrentamento da violência, buscando também oferecer novas oportunidades, um recomeço para tantas mulheres, e um mundo diferente para as nossas meninas,” afirmou Mariana.
Além disso, o evento foi marcado por um momento de celebração, quando a vice-prefeita Édina Kummel recebeu flores em comemoração ao seu 75º aniversário, celebrado no mesmo dia.
O 1º Fórum da Rede de Proteção de Mulheres em Situação de Violência é um passo significativo para o fortalecimento das políticas de segurança e de empoderamento feminino em Arapongas, consolidando a cidade como um exemplo de luta pelos direitos das mulheres.
Fonte: PMA