Arapongas lança Plano de Segurança Pública para 2021
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestan) e as Forças de Segurança (Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança), lançou nesta quinta-feira, 18, o Plano Municipal de Segurança Pública 2021. Desde 2017, é esse Plano que estabelece as diretrizes da segurança e planejamento estratégico através da ampliação dos serviços integrados, visando a redução da criminalidade. O Plano Anual tem por meta propor novas ações visando a melhoria dos programas existentes e criando novas estratégias para novos programas. Destaca-se também a parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Comunitário de Segurança e Bem-Estar Social e demais Conselhos Municipais.
Na abertura do evento, o secretário de Segurança, Paulo Argati, afirmou que o Plano Municipal tem sido referência, sobretudo na integração das Forças de Segurança e na queda nas estatísticas da criminalidade. “Nosso Plano de Segurança, modelo para outras cidades, para nós é uma cartilha dos órgãos voltados à segurança pública. Temos tido a comunidade mais próxima e sucessivas quedas nos índices de criminalidade desde a sua implantação em 2017. E o que buscamos, cada vez mais, é a diminuição desses números”, disse.
Para 2021, Argati mencionou a busca por novos investimentos e conquistas, como transformar a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM) em um Batalhão Independente, instalação de uma Escola de Formação de Soldados no Corpo de Bombeiros e sedes próprias para a Guarda Municipal de Arapongas (GMA), Delegacia da Mulher e 22ª Subdivisão Policial, entre outros. A tecnologia, aliada à segurança, também foi um dos destaques no novo Plano de Segurança. “Investir na tecnologia tem sido um caminho para bons resultados. Temos como exemplos mais recentes o funcionamento do sistema de videomonitoramento na Estação Cultural Milene, realizado com 16 câmeras, sendo três Speed Dome (câmera de vídeo que possuem zoom óptico, se movimenta em 360º e é controlada remotamente por uma central de vigilância) e outras 13 câmeras fixas. Lembramos também a aquisição de um drone, modelo Mavic Zoom 2. Tudo isso vem para reforço nas ações da segurança pública, bem como para apoio em serviços das demais secretarias e contratação de empresa para a utilização do Talonário Eletrônico”, complementou Argati.
O prefeito Sérgio Onofre reforçou a busca por novos projetos que vão ao encontro de uma segurança pública de qualidade e que acompanha tecnologia. “Vemos que esse princípio, de unir a segurança com a tecnologia em outras cidades do Paraná, tem dado certo. Aqui em Arapongas temos investido nesse sentido e queremos avançar muito mais. Há bons projetos sendo operacionalizados em Curitiba e região metropolitana que estamos estudando para adaptar em Arapongas, voltados para videomonitoramento, agregando bairros, centro, comércio, indústrias etc, em uma atuação integrada”, afirmou o prefeito. Outro investimento destaque para a área da segurança é a ordem de serviço para a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP). A obra deve ser lançada pelo governador Ratinho Júnior no próximo mês.
A questão do trânsito também foi mencionada pelo prefeito. “O trânsito tem sido uma das nossas prioridades no quesito segurança. Em quatro anos, intensificamos nossas ações educativas – levando não só aos adultos, mas também às crianças – e reduzimos em 80% a aplicação de multas”, afirma Onofre.
NÚMEROS – No decorrer do encontro, o comandante de 7ª CIPM, major Humberto Cavalcante, divulgou o comparativo das ocorrências registradas em 2019 e 2020. Os dados mostram que nos últimos dois anos Arapongas registrou queda de 16% nos furtos; redução de 30% nos roubos; 40% de redução furtos à residência; queda de 43% nos roubos à residência; redução de 16% furtos comércio e menos 30% nos roubos em comércio. Já sobre os veículos, houve diminuição de 2% nos furtos e 33% nos roubos. Para armas apreendidas foi registrada queda de 4%. Os acidentes de trânsito também diminuíram de 2019 para 2020, com o registro de queda de 20%.
No que se diz respeito aos homicídios, de 2019 para 2020 o número dobrou – saltando de oito para 16. As mortes no trânsito também tiveram aumento de 8 para 9. “Tivemos números positivos, mas também os índices de homicídios e mortes no trânsito nos preocupam. Por isso, nosso Plano de Segurança visa um planejamento estratégico que deve ser colocado em prática agora, para também obtermos êxito lá na frente. Vale destacar também a o apoio que temos tido da Polícia Civil, Guarda Municipal e demais órgãos”, declarou.
O major ainda declarou que entre projetos futuros a Polícia Militar busca ampliar o efetivo no município, levando uma Companhia Independente da PM para a Zona Sul, além de um pelotão na região do Cj. Flamingos – Zona Leste.
CONTRAPARTIDA – Sobre o registro dos homicídios, os delegados Maurício de Oliveira Camargo, chefe da 22ª Subdivisão, e Thaís Orlandini Pereira, titular da Delegacia da Mulher, afirmam que houve a elucidação da maioria dos crimes. “Desses homicídios, 13 já foram elucidados. Temos uma equipe bem enxuta da Polícia Civil em Arapongas e isso torna o trabalho mais acumulativo, contudo temos dado conta e, claro, sempre contando com o grande apoio das Forças de Segurança, somados aos esforços do prefeito Sérgio Onofre. Temos uma GM e PM muito atuantes, o que ajuda a agregar valor e efeitos nos serviços desenvolvidos”, acrescentam.
Participaram também do lançamento o vice-prefeito Jair Milani, secretária de Governo e interina de Administração, Lúcia Golon, Vitor Al Majida, presidente da Subseção da OAB, o presidente do Conseg, Luiz Yokomizo, representando o 1º QOBM, sargento Martins, presidente do SIMA, Irineu Munhoz, diretor de Trânsito, Major Gucci, presidente da ACIA, Anderson Molina, superintendente da GMA, Guiliano da Silva, presidente da Câmara de Vereadores, Rubens Franzin Manoel, e vereadores Marcelo Junior de Souza e Rodrigo de Deus.
Fonte: Prefeitura de Arapongas