Projetos do Paraná conectados aos municípios são referência em desenvolvimento urbano
Método e qualidade de atendimento são reconhecidos como de excelência no Brasil e por instituições internacionais. Reconhecimento foi destacado durante reunião do Conselho Administrativo do Paranacidade.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aponta o trabalho da Secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) e do Paranacidade como de excelência e referência para o País e o Exterior. A afirmação foi feita por representantes da entidade ao secretário Augustinho Zucchi em encontro recente e ele comunicou essa visão nesta quarta-feira (27) na 164ª reunião ordinária do Conselho de Administração do Paranacidade.
Esse relação do Estado com a instituição internacional é de longa data e ajuda a financiar programas de infraestrutura urbana, contratação de projetos executivos, novas moradias, inovações administrativas e controle fiscal. Desde 1996 há três grandes projetos estão em andamento, o Paraná Urbano I, Paraná Urbano II e Paraná Urbano III – esse último até 2024.
“De acordo com os executivos do BID, o método e a qualidade de atendimento do Paraná são reconhecidos como de excelência no Brasil e por instituições internacionais. Além disso, já servem de modelo em outros processos de transferência de recursos que viabilizam obras nos municípios”, disse. Dentro desse mesmo escopo, foram aprovados o Relatório de Gestão referente ao exercício de 2021 e o Plano de Ação Estratégica para 2022.
A superintendente executiva do órgão, Camila Mileke Scucato, destacou a atuação da empresa na execução de projetos de apoio ao desenvolvimento urbano e na importância da aplicação de recursos em obras e serviços aos 399 municípios do Paraná, via Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) ou pelo Programa de Transferência Voluntária da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.
“Nenhum município fica para trás no Paraná, todos avançam de maneira harmônica em direção ao progresso e autonomia”, enfatizou Camila. “Nosso trabalho permite identificar as principais demandas das cidades e agir de maneira cirúrgica, sempre de olho na geração de empregos, no bem-estar social e na Agenda 2030”.
- Moradores da região de Maringá podem participar de audiência pública sobre plano metropolitano
- Região de Londrina terá 1ª audiência pública sobre o plano de desenvolvimento integrado
O advogado Rafael Mansani e o economista Fabio Anderson Miguel, ambos do Paranacidade, apresentaram itens do Plano de Ação Estratégica e as alterações e inovações promovidas na administração e nos processos de atendimento, política de governança, comunicação com os clientes, mapeamento de processos e procedimentos, construção do Portal de Recursos Humanos, desenvolvimento de nova política de recursos humanos e nos procedimentos de operacionalização do SFM, novos contratos e liberações.
Foram apresentadas, ainda, ações estratégicas de revisão e melhoria permanente do Portal de Transparência e do Portal dos Municípios, e o engajamento da empresa com as propostas da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
- Estado terá sistema de gestão para ajudar municípios a planejar ocupação das suas áreas
PARANÁ URBANO III – O Paraná Urbano III envolve financiamento de US$ 118,3 milhões. As intervenções estão divididas em dois núcleos e preveem investimentos na modernização das gestões municipais (atualização de bases cartográficas, aperfeiçoamento de riscos operacionais, revisão de critérios econômicos, equipamentos de informática e capacitação para servidores) e infraestrutura básica (pavimentação com sistema de drenagem, calçadas, acessibilidade, transporte urbano, parques, ciclovias, centros esportivos, galpões industriais e unidades básicas de saúde).
POSSE – A reunião, presidida pelo secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Junior, também empossou novos integrantes do Conselho Administrativo: os secretários estaduais do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Luiz da Costa Souza, e do Planejamento e Projetos Estruturantes, Louise da Costa e Silva Garnica; além da recondução do representante da Federação da Indústrias do Paraná (FIEP), Virgilio Moreira Filho.
Fonte: AEN