Grupo Pátria vence 1ª concessão rodoviária do governo Lula 3, no Paraná, com desconto de 18,25% no pedágio

O consórcio liderado pelo grupo Pátria venceu a disputa pela concessão do primeiro lote de rodovias do Paraná nesta sexta-feira (25). Essa é a primeira concessão rodoviária da atual gestão do presidente Lula (PT). O contrato de concessão será de 30 anos.

A previsão é de que a vencedora assuma as rodovias no começo de 2024.

A vencedora ofertou um desconto de 18,25% nas tarifas de pedágio estipuladas no edital. O critério para definição da vencedora do leilão é a menor tarifa de pedágio oferecido pela concessionária, ou seja, a vencedora é que deu o maior desconto em cima da tarifa estipulada no edital.

O trecho tem uma extensão de 473 km de rodovias federais (trechos das BR-277, 373, 376 e 476, no Paraná) e estaduais (PR-418, 423 e 427).

A disputa pela concessão das rodovias do lote 1 ficou entre o grupo Pátria e o consórcio Infraestrutura Paraná, do Grupo Equipav, formado entre EPR 2 Participações e Perfin, que ofereceu desconto de 8,3% na tarifa básica.

De acordo com a ANTT, os investimentos totais estimados para o lote 1 serão de R$ 13,1 bilhões ao longo de 30 anos, divididos da seguinte maneira:

  • R$ 7,9 bilhões para melhorias das estradas, sendo 47% desse valor destinados à expansão da capacidade das rodovias;
  • R$ 5,2 bilhões para serviços gerais e administrativos, como serviço médico e mecânico.

 

O desconto do grupo Pátria representa, na tarifa por quilômetro rodado do leilão, um valor de R$ 0,10673, chegando a R$ 0,08725 na pista simples, segundo o governo estadual.

O número representa um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919), conforme o governo.

O presidente Lula lançou o Novo PAC, com previsão de R$ 1,68 trilhão em investimentos, no dia 11 de agosto. O programa prevê a retomada de obras paradas e a aceleração de outras em andamento, além de novos empreendimentos.

De acordo com o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o leilão do lote 1 das estradas do Paraná “representa o primeiro passo do maior projeto de estruturação de concessões rodoviárias do Brasil”, com extensão total de 3.376 km do sistema rodoviário e volume de investimentos em R$ 82,3 bilhões.

Leilão

 

As propostas foram apresentadas na segunda-feira (21), em envelopes lacrados, e só foram conhecidas nesta sexta. As informações foram entregues à Bolsa e à Comissão de Outorga.

Os envelopes foram abertos no leilão, realizado na B3, em São Paulo, pelo diretor da sessão. Dentro desses envelopes estavam os documentos que descreviam as propostas e informavam o percentual de descontos em cima da tarifa. O diretor, então, leu a percentual ofertado pelas empresas e anunciou a vencedora.

Regiões do Paraná que integram o lote 1 da nova concessão de pedágio — Foto: Arte/RPC

Fonte: G1