Arapongas: Setor avícola quer apoio do Estado para se tornar ainda mais competitivo

Read Time:1 Minute, 51 Second

Na noite de quinta-feira (04), o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhado do vice-prefeito, Jair Milani, esteve em reunião com o diretor-presidente da Paraná Desenvolvimento, José Eduardo Bekin, juntamente com representantes da Associação Paranaense de Avicultura (Apavi). Em pauta, melhorias e maior competitividade do setor avícola na economia. Entre outras coisas, o setor espera o reembolso do ICMS para compra de equipamentos.

Conforme dados da Apavi, o setor possui atualmente um plantel nacional de 150 milhões de aves, com 360 mil caixas de ovos por dia e produção de 129 milhões de ovos diária. Dentro desde cenário, o Paraná tem um plantel de 10,5 milhões de aves, produzindo cerca de 9,5 milhões ovos por dia, totalizando 26.250 caixas de ovos por dia (com 30 dúzias). Atualmente, o Paraná ocupa a 7º posição no ranking nacional de produção de ovos.

“Ficamos atrás de estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O Paraná já ocupou o 4º lugar no ranking nacional. Com isso, buscamos maior apoio junto ao Governo do Paraná para retomemos maior força, com maiores investimentos em tecnologia, retorno do ICMS para aumentarmos nossa produção e competitividade, ampliando também a geração de empregos”, explicou o presidente da Apavi, Arnaldo Cortez.

Segundo José Eduardo Bekin, as propostas são sólidas e viáveis e contribuem com os empresários e também com a economia do Paraná. “Diante da reunião, solicitamos à Apavi o encaminhamento das propostas, com planilhas e dados, além da presença de seus representantes em Curitiba, para que tudo seja analisado junto à Paraná Desenvolvimento. O Paraná está ao lado do produtor, apoiamos quem produz”, enfatizou.

Conforme o prefeito Sérgio Onofre, o município tem grande representatividade no setor de avicultura, com granjas de peso e empresários respeitados no segmento. “Esta foi uma oportunidade dos empresários do setor em unir maiores esforços junto ao governo, gerando maior produção, arrecadação e geração de empregos. Conhecemos  a competência do Bekin e temos a certeza de seu apoio. Nossa gestão também apóia quaisquer inovações no setor avícola”, disse.

Participaram também da reunião o vice-presidente da Apavi, Tohoru Furukawa, secretário executivo, Edson Kakihata e demais empresários da avicultura de Arapongas e região.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: INDÚSTRIA: Governo quer moveleiros de Arapongas integrando Centro de Inovação
Next post Arapongas: Escolas Municipais participam de movimento social do Sicredi