Boletim da dengue registra 92 casos da doença; Controle de Endemias reforça ações estratégicas

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias, divulgou nesta quarta-feira, 19, o Informe Epidemiológico da dengue – de 09 a 15 de abril. Os dados atualizados trazem 1.535 notificações; 92 casos positivos para dengue (sendo 44 autóctones – adquiridos dentro do município e 48 importados). Estão sendo investigados 17 casos; 1.426 negativos e nenhum óbito. De acordo com o coordenador do departamento, Valdecir Pardini, as ações de combate e prevenção têm sido intensificadas, mas o período tem sido crítico. “ É um momento em que o índice do aedes aegypti está alto. Os números têm aumentado, registrando um pico da doença em diversas cidades. Muitas pessoas viajam ou trabalham foram e são infectadas. Temos intensificado as ações. E pedimos a colaboração de cada um, com práticas básicas no dia a dia, mas que cooperam para o controle do mosquito”, falou. Os agentes de combates às endemias (ACE’s) realizam bloqueios domiciliares – onde constam pessoas infectadas com a dengue, monitoramento dos pontos estratégicos; a cada 15 dias, palestras educativas e orientações. A Secretaria de Saúde alinha a realização de uma Feira, levando maior conscientização para a comunidade, abrangendo diferentes temas.

DADOS PARANÁ

Dados do boletim epidemiológico da dengue nº 34, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (18), confirmam mais 3.714 novos casos da doença no Paraná. O informe revela ainda que 310 municípios tiveram casos confirmados e 253 registraram autoctonia, quando a doença é contraída no município de residência.

De acordo com o Informe de Arboviroses, que corresponde ao período sazonal da doença iniciado em 31 de julho de 2022, o Estado soma 12 óbitos, com 21.406 casos confirmados e 140.570 notificações. Mais de 56 mil casos já foram descartados.

O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela transmissão do vírus Zika e vírus Chikungunya. Durante este período não houve registro de casos confirmados de zika. Já o panorama de chikungunya no Paraná revela 1.395 notificações, 187 casos confirmados da doença, sendo 49 importados e 116 autóctones.

A Sesa tem realizado várias ações e investimentos para o enfrentamento das doenças, além de manter o acompanhamento de toda a evolução do período epidemiológico e a promoção da conscientização da população no Estado.

Fonte: Prefeitura de Arapongas