Copel está entre as melhores empresas do Brasil em reputação e gestão
A Copel ficou entre as 100 empresas com melhor reputação no ranking geral na última edição do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco) e subiu de sexto para quarto lugar no setorial de energia elétrica. O Merco avalia empresas desde 2000 e é referência na América Latina e Espanha. O ranking foi divulgado pela revista Exame.
Para elaborar o ranking, foram realizadas cinco ondas de avaliação no segundo semestre de 2021. A seleção começou com uma pesquisa feita com a alta direção de empresas que operam no Brasil e têm faturamento superior a US$ 40 milhões.
- Copel inicia instalação de medidores inteligentes em Bituruna e moderniza sistema
- Sudoeste do Paraná recebe R$ 352 milhões em investimentos da Copel em 2022
A partir de um ranking provisório de 100 empresas, houve entrevistas com outros grupos incluindo população geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, catedráticos de universidades, representantes do governo e gestores de mídias sociais, além do Merco Digital. Para finalizar o processo, uma avaliação de méritos foi respondida pelas próprias empresas.
O estudo e o ranking são realizados pelo Instituto Análisis e Investigación e seguem a Norma ISO 20252 e o código de conduta ICC/ESOMAR. É o único monitor de reputação que conta com verificação externa no mundo, feita pela KPMG.
MELHORES EM GESTÃO – A subsidiária de Geração e Transmissão da Copel foi reconhecida com certificado nível prata no prêmio Melhores em Gestão. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) durante uma cerimônia online promovida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para reconhecer as empresas brasileiras com melhor desempenho na aplicação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), no ciclo 2021.
- Com mulheres em cargos de liderança, Copel promove ações pela equidade de gênero
O MEG é uma metodologia da FNQ composta por oito fundamentos de excelência que são usados para avaliar o desempenho e a gestão das empresas: pensamento sistêmico, aprendizado organizacional e inovação, liderança transformadora, compromisso com as partes interessadas, adaptabilidade, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor.
As práticas corporativas, processos e resultados obtidos pela Copel GT foram avaliados pela banca da FNQ em outubro do ano passado. Em novembro, a empresa recebeu o Diagnóstico de Maturidade de Gestão atribuindo pontuação 31% superior à obtida na avaliação anterior, de 2020.
- Em ano de investimento recorde, Copel vai alcançar marca de 5 milhões de clientes em 2022
GESTÃO DE PESSOAS – Este ano, a FNQ também concedeu à Copel o primeiro certificado de avaliação dedicada à maturidade da gestão de recursos humanos pelas empresas. O selo MEG RH é resultado de uma extensa análise sobre os processos da organização e sua aderência com as práticas de referência observadas em empresas de classe mundial.
Entre os pontos fortes apontados na avaliação da FNQ estão a atuação estratégica da área de RH, a gestão de desempenho, a política de meritocracia e os cuidados com a segurança do trabalho e a qualidade de vida.
Fonte: AEN-PR