Detran avança mais uma etapa para tornar os serviços 100% digitais
A diretoria da autarquia e profissionais discutiram os resultados das oficinas de transformação digital, realizadas para identificar ações que otimizem e desburocratizem os serviços e processos aos cidadãos na área de trânsito.
A diretoria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) se reuniu nesta semana com profissionais da Celepar para discutir o diagnóstico resultante das Oficinas de Transformação Digital, uma iniciativa que busca identificar ações para otimizar e desburocratizar os serviços e processos aos cidadãos.
Realizadas pela Celepar, em parceria com o Detran-PR, as oficinas usam metodologia de abordagem com foco no usuário e buscam identificar problemas e percepções em relação ao atendimento e serviços prestados pelo órgão do trânsito. Além das oficinas, também foram ouvidos colaboradores, que são gestores e usuários dos sistemas e soluções digitais da instituição, bem como aqueles que atendem o público.
- Projeto Bancas Itinerantes do Detran-PR passa por Jaguapitã e São João do Ivaí
Carlos Kaimoto, que conduz os trabalhos de Transformação Digital do Detran, explica que as oficinas fazem parte do Projeto de Transformação Digital da autarquia. “Queremos tornar todos os serviços 100% digitais para que o cidadão consiga, de onde estiver, resolver suas questões de forma online. Daremos continuidade ao trabalho com a elaboração dos projetos específicos para cada tema levantado”, destaca.
Na reunião, todas as oportunidades geradas com as oficinas foram apresentadas, sendo seis delas elencadas como principais: criação de plataforma de infraestrutura tecnológica, tornar todos os serviços do Detran 100% digitais para o cidadão, implantar o modelo “sucesso do cliente” (que garante o sucesso do usuário na realização dos serviços), inteligência de dados, cultura digital e novo modelo de orientação ao usuário nos canais digitais.
- Paraná e São Paulo fortalecem diálogo sobre boas práticas na gestão do trânsito
O assessor de Inovação da Celepar, Rainer Junges, destacou dois pontos deste projeto do Detran Paraná. “É muito interessante o movimento do órgão de trânsito de olhar para o cidadão e tornar os serviços cada vez mais acessíveis. Além disso, a transformação digital que está acontecendo deixa as estruturas mais ágeis, reduz custos, tempo, traz agilidade e outros benefícios”, comenta.
Após a apresentação deste diagnóstico, a gestão do Detran-PR está definindo a equipe de projetos que fará o planejamento e dará continuidade aos trabalhos, atendendo as necessidades identificadas para a modernização do órgão.
Fonte: AEN