FIEP passa a gestão da estrutura do SESI para a Prefeitura de Arapongas

Em reunião na noite desta quinta-feira (31), no Hotel Executive, foi formalizado o processo de comodato através do qual a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) repassa para a Prefeitura de Arapongas a estrutura do SESI no município. O evento contou com a presença do presidente a FIEP, Carlos Valter Martins Pedro, do prefeito Sérgio Onofre, do deputado federal Pedro Lupion, do presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA), José Lopes Aquino, do presidente da Câmara Municipal, Rubens Franzin Manoel, e do presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Irineu Munhoz.
“É uma noite festiva para Arapongas, pois aquela estrutura é excelente e abre perspectivas para uma série de ações que a Prefeitura pode implantar para os trabalhadores do parque industrial e para a comunidade como um todo”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre. Para ele, isso deve ser motivo de festa também para a FIEP e para a classe empresarial como um todo. “Nós vamos fazer ali o que vocês sempre quiseram fazer, mas por questões diversas muitas vezes isso não estava sendo possível”, acrescentou o prefeito. Uma das primeiras medidas deverá ser a mudança da Secretaria Municipal de Esportes para aquele local, a fim de dinamizar a estrutura esportiva. Outra meta, segundo o prefeito, é instalar ali um berçário a fim de dar suporte para as mães que atuam no parque industrial.
Onofre frisou que desde a primeira vez que o município demonstrou interesse na estrutura do SESI teve o apoio do empresário Irineu Munhoz. Durante a reunião, tanto Irineu quanto José Lopes Aquino destacaram a importância da indústria araponguense, principalmente do polo moveleiro, neste momento de retomada da atividade econômica em função do controle maior sobre a pandemia. Por isso, os dois entendem que a parceria também pode fortalecer o processo de aproximação da juventude com as indústrias e a formação de mão-de-obra qualificada para o setor moveleiro. Munhoz também pediu a Pedro Lupion o apoio para que Arapongas tenha oficializado, através de um projeto na Câmara Federal, o título de Capital Moveleira do Brasil. O título de Capital Moveleira do Paraná já foi aprovado na Assembleia, através do deputado estadual Cobra Repórter.
Pedro Lupion lembrou a importância do Sistema S, destacou a luta para que fosse mantido o Colégio Sesi em Santo Antônio da Platina e afirmou que o título de Capital Moveleira do Brasil, um trabalho que já vinha sendo feito pelo ex-deputado Osmar Serraglio, acabou esbarrando no que pode ser um lobby das forças políticas do Sul. “Mas podem contar comigo: vamos fazer com que essa matéria vá a plenário e traremos esse título para Arapongas”, garantiu. Carlos Valter entregou as chaves do SESI para Sérgio Onofre e fez um balanço positivo da reunião. Além disso, ele ofereceu a estrutura da FIEP para trazer os cursos que Arapongas demandar, inclusive para serem ministrados através das escolas municipais.
Além do presidente Rubens Franzin Manoel, a reunião teve a presença de mais 11 vereadores, do secretário de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda (Semude), Nilson Violato, empresários e outras lideranças.

Fonte; Prefeitura de Arapongasestrutura