Grupamento de Defesa Ambiental aplica multa de mais de 19 mil reais por criação de pássaros silvestres sem autorização do órgão ambiental.

A ocorrência foi registrada em uma garagem de veículos na área central, sendo desencadeado o procedimento em apoio a equipe da Polícia Civil da 22ª SDP de Arapongas.
Durante a operação que teve inicio no Município de Sabaudia, foram encontradas armas, munições e coletes na casa do envolvido, além de várias gaiolas com aves silvestres sem licença ambiental.
No estabelecimento comercial em Arapongas foram encontrados 10 pássaros, totalizando apreensão de 18 pássaros de várias espécies diferentes: Trinca-ferro, canário-da-terra, coleirinha, Azulão, Curió e Papagaio-verdadeiro. Os animais sem condições de retorno a natureza foram encaminhados para um Hospital Veterinário.
O envolvido foi encaminhado pela Polícia Civil para delegacia e responderá na esfera ambiental, por crime tipificado no Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais 9605/98. No âmbito administrativo o infrator foi penalizado em 60 Unidades Fiscais de Arapongas-UFAs, totalizando R$ 19.658,40.
As atividades foram desenvolvidas em apoio a Polícia Civil de Arapongas e em conjunto com a Secretária de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, que deu todo suporte relacionado a apreensão, avaliação e encaminhamento dos pássaros apreendidos.
O GDA destaca que a manutenção, criação, caça ou comercialização de aves silvestres é crime ambiental, podendo os envolvidos responderem criminal e administrativamente, com penas pesadas dependendo da gravidade dos fatos.
Qualquer pássaro silvestre necessita de licença ambiental para ser mantido em cativeiro e pessoas que estão incorrendo nesta prática, podem se regularizar realizando a entrega voluntária dos animais para o órgão ambiental, pois a entrega voluntária isenta a pessoa que está entregando a ave de qualquer penalidade.
Dúvidas podem ser sanadas através do telefone (43) 3902-1194 da Secretaria de Meio Ambiente de Arapongas.
Fonte: GMPR