IDR-Paraná vai apresentar inovações tecnológicas durante a Expoingá 2022

No espaço Agromuseu serão mostradas diversas tecnologias para os visitantes em unidades didáticas expositivas do Instituto. Além disso, serão promovidos cursos e workshops para os produtores e o público em geral.

IDR-Paraná vai, mais uma vez, marcar presença na 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá), um dos maiores eventos do setor do Sul do País, que começa no dia 5 de maio. No espaço Agromuseu serão mostradas diversas tecnologias para os visitantes em unidades didáticas expositivas do Instituto. Além disso, serão promovidos cursos e workshops para os produtores e o público em geral.

Os servidores do IDR-Paraná vão mostrar os reais impactos da pecuária ao meio ambiente e alternativas para diminuir possíveis danos causados pela atividade em relação ao efeito estufa. A reforma e recuperação das pastagens, a introdução de novas pastagens cujo sistema radicular fixa o carbono no solo e o plantio de árvores nestas áreas são algumas das sugestões levadas ao evento.

A proteção de plantas, melhoria do solo e da qualidade de vida são os temas da unidade de Agroecologia e Horticultura. O visitante conhecerá um pouco mais a respeito da produção de compostos orgânicos e bioinsumos. Os servidores também vão orientar sobre a produção de olerícolas, plantas medicinais e aromáticas em pequenos espaços.

Haverá, ainda, cursos rápidos para a produção de microrganismos eficientes, compostagem e biofertilizantes aeróbicos. Incluirá também uma área de plantio de abacaxi, uma alternativa de renda para o produtor da região.

  • Produção de milho no Paraná deve alcançar recorde de 16 milhões de toneladas

Uma das diretrizes do IDR-Paraná é contribuir para a conscientização sobre a importância da preservação dos solos e da água. Esta ação se dá junto ao público rural incentivando a implantação de sistemas produtivos sustentáveis, e adoção de práticas como o plantio direto sobre a palha, a rotação de culturas e o uso racional de insumos.

Na unidade montada durante a feira, os técnicos vão informar e divulgar ações que o Instituto tem realizado, como o Misa (Manejo Integrado de Solos e Água) e a política pública Irriga Paraná para que o produtor possa realizar investimentos em irrigação em condições atrativas.

Até mesmo o Paisagismo tem espaço na Expoingá. A unidade criada pelo IDR-PR mostrará como as plantas podem valorizar as propriedades rurais, com exemplos de várias espécies.

Na unidade Organização Rural e Mercado, o visitante conhecerá o funcionamento do sistema de comercialização de hortifrutigranjeiros, sobretudo o espaço Mercado do Produtor mantido pela Ceasa Paraná. É mais uma oportunidade que se abre para a produção familiar.

Interessados em usar energia solar terão técnicos à disposição na unidade Energias Renováveis para prestar esclarecimentos. A intenção é estimular a produção de energias sustentáveis, reduzindo os custos e aumentando a competitividade agrícola. Além da energia solar, os técnicos também vão abordar a produção de biometano a partir do tratamento de dejetos.

  • Programa RenovaPR é tema de seminário sobre energia e sustentabilidade no Oeste

E, por fim, o café não poderia faltar numa feira em Maringá, município que tem sua história intimamente ligada ao ciclo cafeeiro no Paraná. A unidade do Instituto conta com uma pequena lavoura com diversas variedades de café desenvolvidas pela pesquisa do IDR-Paraná. Outra atração é uma sala de torrefação e degustação. Os servidores vão mostrar ainda o trabalho de pesquisa em andamento para desenvolver novas variedades e a importância das torras. O público urbano conhecerá detalhes da qualidade do café que consome.

CURSOS/WORKSHOPS – Para quem se dedica à produção leiteira, olericultura e fruticultura, as atividades começam antes da abertura oficial da Expoingá. Durante três dias será realizado o workshop Rochas Silicáticas para uso como Remineralizadores de Solos na Agricultura Sustentável. O pesquisador Éder de Souza Martins, da Embrapa Cerrados, vai falar sobre o tema. As atividades iniciam sempre às 8h e vão até as 17h, nas dependências da Uningá nos dias 04, 05 e 06 de maio.

No dia 05 será realizado o II Fórum de Turismo Rural, que vai apresentar experiências do turismo rural e sustentável no Paraná. Todos os proprietários são assistidos pelo IDR-Paraná. Marinês Walkowski, secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Ubirici/SC, vai falar sobre o trabalho desenvolvido no município catarinense.

  • IDR e UEL apontam que plantio direto, rotação e cobertura vegetal devem crescer no Paraná

No dia 07, o IDR-Paraná organiza um Dia de Campo sobre o sistema de tutoramento e adensamento em espaldeira no cultivo de pitaya. A prática assegura produtividade e qualidade para os cultivos da fruta. Será em uma propriedade em Marialva, no km 3,5 da Estrada Vieira. Eduardo Agostinho dos Santos, do IDR-Paraná, e Dejalmo Nolasco Prestes, especialista em pitaya, vão conduzir as discussões. A atividades começam às 13h.

No dia 10, a partir das 9h, o auditório do Parque será o local de uma discussão sobre os Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Econômico dos Municípios. Marciano Vottri, presidente da Comissão de Agropecuária e Meio Ambiente da Amsop (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) vai apresentar informações sobre o trabalho feito junto aos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) para regularizar agroindústrias de diversos municípios da região Sudoeste do Estado que aderiram ao Susaf-PR (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). Na mesma data, a partir das 14h, a extensionista Karolinne Marques da Silva, do IDR-Paraná, vai falar sobre a estruturação dos SIMs para a adesão ao Susaf-PR.

No dia 11, a agenda começa pela manhã, às 9h, com o Encontro RenovaPR – Energia Renovável Para Todos, com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. O Programa Paraná Energia Rural Renovável apoia a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial biomassa e energia solar, em unidades produtivas. Durante o encontro, os participantes vão conhecer as facilidades que o programa oferece para a exploração de fontes alternativas de energia na propriedade rural.

  • Apoio do Estado muda a realidade de cooperativa familiar do Noroeste do Paraná

No dia 13, o Centro de Eventos vai sediar o Encontro de Produtores de Leite, a partir das 9h. Participarão dos debates o zootecnista Leonardo Salles Esteves da Costa, o médico veterinário João Ari Gualberto Hill, e a agrônoma Simony Marta Bernardo Lugão. O tema será a produção sustentável de leite.

As inscrições para os eventos promovidos pelo IDR-Paraná podem ser feitas pela internet, através deste LINK.

 

Fonte: AEN