II Conferência Municipal de Cultura discute diretrizes para políticas inclusivas e integradas

II Conferência Municipal de Cultura discute diretrizes para políticas inclusivas

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos (Secle), promoveu no último domingo (07) a II Conferência Municipal de Cultura, no Cine Teatro Mauá. Neste ano, o encontro trouxe como tema central: “Plano Municipal da Cultura: Diretrizes para uma política inclusiva e integrada”. O ato reuniu autoridades, como o procurador jurídico Rafael Cita, secretário de Cultura Geison Cortez, secretário de Desenvolvimento, Inovação Trabalho e Renda Paulo Grassano, secretário do Planejamento e Orçamento Juliano Beraldi, secretária de Assistência Social Terezinha Canassa, secretária de Segurança Alimentar e Nutricional Niele Melo, tesoureiro e diretor de Finanças Rogério Trindade, além de artistas e indicadores culturais de Arapongas.

Na abertura, o secretário Cortez falou sobre a importância da conferência. “Destaco aqui que este momento é oportuno para apresentação de propostas e iniciativas para o fomento e fortalecimento do setor cultural. As nossas ideias e propostas fortalecerão o segmento, ampliando a cultura como ela merece”, falou. O vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Alysson Martins, mencionou sobre a adesão dos artistas e representantes do setor. “É bacana ver o envolvimento de todas essas pessoas. Um momento de compartilhar e sugerir, e depois fazer acontecer na prática”, salientou.

TRABALHOS

Com a leitura do regimento da II Conferência Municipal da Cultura, a plenária o aprovou, dando abertura oficial aos trabalhos da Conferência. Durante a tarde, os representantes de cada segmento, entidades, sociedade civil, artistas e indicadores culturais reuniram-se em grupos para composição dos eixos e debates.

No eixo nº1, foram debatidos temas voltados à “Institucionalização e Marcos Legais da Cultura”, no eixo 2 “Diversidade Cultural”, eixo 3 “Acessibilidade Cultural”, eixo 4 tratou da “Sustentabilidade, dimensão social, economia, ambiental e cultural” e, por fim, no eixo 5 temas voltados para a “Participação Social e Representatividade”. Os participantes acompanharam também uma palestra com o especialista em Gestão de Políticas Culturais, Francisco Pinheiro.

Após os debates, cada Eixo apresentou as propostas. Todas elas foram documentadas e servirão como base para Conferência Estadual de Cultura –  ainda sem data prévia. Após os debates, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

Na oportunidade, a mesa diretiva colocou em votação as cadeiras de vacância no Conselho Municipal de Política Cultural. Após concluir os trabalhos, o presidente do Conselho Municipal da Cultura, Gean Carlo Cereia, agradeceu a presença de todos os envolvidos e encerrou a II Conferência Municipal da Cultura.
Agora, as propostas elencadas serão implantadas ao Plano Municipal de Cultura – com data a ser definida pela Secretaria Municipal de Cultura.

 

Fonte: Prefeitura de Arapongas.