Inauguração do CDP será em nova data, com a assinatura criando o Batalhão da PM

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhado pelo secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati, realizou nesta quinta-feira (14) uma visita técnica ao Centro de Detenção Provisória (CDP), instalado na região sul. A visita foi guiada por uma equipe do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Depen) e também acompanhada por uma comitiva composta por vereadores, representantes do Conselho Comunitária de Segurança de Arapongas (Conseg), do Sindicato das Indústrias Moveleiras de Arapongas (SIMA), entre eles o presidente José Lopes Aquino, além de outras entidades.
A entrega oficial do CDP de Arapongas, que aconteceria neste dia 16, será reagendada para uma nova data ainda neste ano, por sugestão do governo estadual, uma vez que o governador Ratinho Júnior pretende realizar uma agenda em Arapongas voltada especificamente para a área da segurança. Nesta nova agenda, ele também deverá assinar a documentação para a criação do 32º. Batalhão de Polícia Militar de Arapongas. “O governador estará em nossa cidade neste sábado, dia 16, para a entrega do primeiro lote de casas do Residencial Bem Viver, além de outros compromissos. A pedido do próprio governo, porém, a entrega do nosso CDP foi transferida para que possamos, num único ato, fazer a entrega desta importante obra e também formalizar a criação do nosso Batalhão da Polícia Militar. Um momento que vai marcar a história da segurança pública municipal”, disse Sérgio Onofre.
ESTRUTURA
O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Arapongas foi construído em terreno de 4,1 mil metros quadrados – doado pelo município, no Parque Industrial XI. O prédio tem 1.464 m² de área construída. Inicialmente, sua capacidade é para abrigar 136 pessoas – distribuídas em 11 celas para até 12 detentos cada, três células individuais e uma para pessoas com deficiência. A estrutura conta também com área de tratamento penal, canteiro de trabalho, sala didática, ambiente para atendimentos em saúde, sala para audiências on-line e de triagem, espaço destinado a visita íntima, pátio solário, pátio para visitas, salas para visitas; quatro guaritas e duas muralhas de cinco metros (muro de isolamento e muro limite).
O local contará com equipes de operações de rondas permanentes, seguranças e monitores de segurança, policiais penais de carreira e agentes carcerários. A construção foi viabilizada com o investimento de R$ 8,86 milhões da Secretaria de Segurança (SESP) e a análise técnica e fiscalização do Departamento de Edificações da Secretaria das Cidades (Secid).

 

Fonte: Prefeitura de Arapongas