Prefeitura de Arapongas investe R$ 1,1 milhão na revitalização da Rua Andorinhas

Obras em andamento visam melhorar infraestrutura e potencializar o comércio local

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Desenvolvimento Urbano (Seodur), iniciou a execução da revitalização da Rua Andorinhas, localizada na área central da cidade. A obra, que já está em andamento nas proximidades do Colégio Marquês de Caravellas, tem como foco a melhoria da infraestrutura urbana da região, com um investimento de R$ 1.137.032,63.

Nesta fase da obra, os serviços incluem a retirada de meio-fio e a demolição das calçadas no prolongamento da rua, especificamente nas imediações do colégio. A revitalização faz parte do Lote 03 do programa Paraná Cidade, que abrange uma série de intervenções em mobilidade e infraestrutura urbana. Além da Rua Andorinhas, o pacote inclui obras em outras vias da cidade, como as ruas Caçador de Árvore, Canastreiro, Guainambé, Coruja Preta, Anambé Roxo e Tucano de Bico Verde, que foram iniciadas na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre.

O prefeito Rafael Cita destacou a importância da revitalização para o desenvolvimento econômico da região. “É um projeto inovador e que vai mudar positivamente a Rua Andorinhas. Algo que foi projetado e iniciado na gestão do prefeito Sérgio Onofre e que agora temos dado continuidade como uma das prioridades em melhorias em infraestrutura urbana,” afirmou Cita. O prefeito também ressaltou que a obra ajudará a impulsionar o potencial comercial da rua, uma das mais movimentadas do município.

A revitalização da Rua Andorinhas abrangerá uma extensão de 480 metros, equivalente a quatro quadras, entre as ruas Marabu e Tucanos. Os serviços incluirão pavimentação, recapeamento, urbanização e sinalização. A urbanização será realizada com pedras Arenito Paraná, no mesmo padrão da Avenida Arapongas, buscando a padronização do layout da cidade. A maior intervenção ocorrerá entre a Rua Marabu e a Avenida Arapongas, onde todos os pórticos metálicos existentes serão removidos, e o traçado da rua será remodelado, com a retirada das curvas e a criação de duas faixas de estacionamento.

Além desta obra, a Prefeitura tem avançado na interligação de diversos bairros da cidade, como o Conjunto Ulysses Guimarães ao Jardim Santo Antônio e Jardim Novo Horizonte, com mais de 70% de execução. Outros projetos importantes, como a interligação do Conjunto Piacenza ao Jardim Paulino Fedrigo e a transposição viária sobre o Ribeirão Bandeirantes Norte, também foram entregues na gestão anterior. Essas ações visam melhorar a mobilidade urbana e proporcionar um tráfego mais eficiente e seguro para os moradores.

Fonte: PMA