Prefeitura promove ciclo de capacitações com profissionais do Controle de Endemias

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira, 02, um novo ciclo de capacitações do Controle de Endemias. Durante três dias, os agentes de combate a endemias (ACE’s) participarão de diversas atividades, potencializando as atuações em campo para maior vigilância e controle das endemias no município. A abertura das atividades contou com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, do secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr e do coordenador do setor, Valdecir Pardini, além da representante da 16ª Regional de Saúde (SESA), Saúde do Trabalhador (SCVSAT) –  vinculada à Divisão de Vigilância em Saúde (DVVGS) Anelize Helena Sassá Brizola.

O secretário da pasta, Paludetto Jr, reforçou sobre a importância do aprimoramento dos trabalhos, levando em consideração a atuação direta no combate às endemias, mas também no acolhimento com a população. “Nossos agentes são fundamentais para a rede de atenção à saúde. Serviço que vai para além do combate de doenças transmitidas por vetores. Eles estão diretamente ligados com a população, durante visitas domiciliares, bloqueios ou inspeções. Por isso, é importante também fazermos uma boa gestão na abordagem social em campo”, enfatizou.

A profissional, Anelize, salientou sobre as ações executadas estrategicamente em conjunto com o Estado. “É importante este alinhamento para um controle e atuação eficaz. Esta iniciativa vem para impactar positivamente os índices de saúde, não apenas em Arapongas, mas para todo o Paraná. Ficamos contentes em cooperar e estamos sempre à disposição”, falou.

ATIVIDADES

Conforme Pardini, a capacitação vai abordar situações de operação em campo, biologia e ecologia do vetor, ciclo evolutivo, técnica de captura, e outras importantes metodologias adequadas para aplicação do uso de ferramentas para aprimorar o serviço de saúde à população. “Será uma capacitação completa. Tendo em vista que chegou ao fim o período sazonal 2022/2023 da dengue no Paraná, iniciando uma nova etapa”, frisou.

PROGRAMAÇÃO E ASSUNTOS ABORDADOS

02/08: Entrega de Material. Operação em campo/ biologia e ecologia do vetor/ comportamento e dispersão/ ciclo evolutivo/ técnica de captura/ encaminhamento de amostras/ criadouros e técnica de visitas.

03/08: histórico da dengue/ febre amarela/ aspectos clínicos da dengue clássica/ dengue com complicação/ zika vírus/ chikungunya/ ovitrampas e animais peçonhentos.

04/08: Uso de inseticidas/ bloqueios/ tratamento focal e perifocal/ tratamento mecânico/ UBS Costal/ UBV Acoplada/ Reconhecimento geográfico.

As atividades teóricas acontecem na sede do IFPR Campus Avançado Arapongas.

Fonte: Prefeitura de Arapongas