Projeto “Criança Preservada” já alcançou 4.075 crianças da Rede Municipal

O projeto “ Criança Preservada” – um amplo trabalho voltado à identificação e prevenção do abuso sexual infantil no município, já alcançou 4.075 crianças das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). As ações integradas envolvem as Secretarias de Segurança Pública e Trânsito, Educação, Cultura, Assistência Social, além da Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA. Através de apresentações teatrais lúdicas apresentada pelo grupo “Viagem à Fantasia”, da Secretaria Municipal de Cultura, a encenação “A História de Gabi”, retrata situações correlatas ao tema do abuso sexual. Além da questão lúdica, a encenação também tem o intuito de identificação de eventuais casos de abuso infantil, uma vez que o projeto também conta com a participação de uma equipe multidisciplinar com psicólogas, Assistentes Sociais e Conselheiros Tutelares para dar o suporte necessário. O secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Argati, reforça sobre a importância das atividades. “ Temos feito um cronograma de ações e de maneira conjunta. As atividades buscam prevenir ou identificar situações de abuso e outras violências contra a criança”, disse. O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, também tem sido parceiro nas atividades.

O PROJETO

Lançado em maio deste ano, a data que marcou também o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Sendo uma campanha uma permanente, onde o poder público, poder judiciário e entidades, atuam na preservação dos direitos das crianças. De forma lúdica, os trabalhos têm por finalidade prevenir e combater o abuso sexual infantil; através de teatros com bonecos para crianças das Escolas Municipais e contação de histórias para crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

Em casos de situações de violência contra crianças de adolescentes, denuncie:

190 Polícia Militar | 153 Guarda Municipal (43) 3278-2209 WhatsApp denúncias Delegacia da Mulher/violência sexual infantil (43) 3902 -1159 Conselho Tutelar | Plantão: (43) 9 8806-0832 Disk 100 Disk denúncia do Governo Federal.

Fonte: Prefeitura de Arapongas