Saúde inicia aplicação da quarta dose contra a Covid-19 para imunossuprimidos acima de 18 anos

Seguindo orientações do Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quinta-feira, 03, na nova etapa de imunização contra a Covid-19; com a aplicação da 4º dose nos imunossuprimidos acima dos 18 anos. Ou seja: esquema com duas doses + dose adicional + dose de reforço. A administração das vacinas em imunocomprometidos seguirá as recomendações da Sesa, por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde (DAV).

INTERVALOS para a 4ª dose – É necessário um intervalo de oito semanas entre a primeira, a segunda e a dose adicional. Após a conclusão do esquema inicial, deve existir um espaço de tempo de quatro meses para a nova dose de reforço (4ª dose).

Para os pacientes imunossuprimidos de 12 a 17 anos – será feita a aplicação da terceira dose. INTERVALO – Após 8 semanas da 2ª dose (D2).

ATENDIMENTOS – A aplicação da 4ª dose nos imunossuprimidos será realizada nos três 18 Horas (Cj. Flamingos, Zona Sul e Jardim Petrópolis) – das 14h às 20h, de segunda a sexta. Aos sábados e domingos, os atendimentos serão no Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Rua Atingau, ao lado da UPA 24Horas): 19h às 23h.

DOCUMENTAÇÃO –  Está disponível no site da Prefeitura de Arapongas, o Formulário de Atendimento aos Critérios de Imunossuprimidos – 3ª e 4ª dose, a ser preenchido pelo médico que realiza o acompanhamento do paciente, que pode ser acessado através do link: https://www.arapongas.pr.gov.br/downloads/covid19/comorbidades//20220303180305.pdf

Este comprovante deverá ser apresentado no momento da vacinação, juntamente com os demais documentos (Cartão SUS, CPF, documento com foto e comprovante de residência).

GRUPOS – Pessoas acima dos 12 anos, com alto grau de imunossupressão: I – Imunodeficiência primária grave. II – Quimioterapia para câncer. III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras. IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 IV < 200 celmm³. V- Uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias. VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune. VII – Pacientes em hemodiálise. VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Fonte: Prefeitura de Arapongas