Semed participa de Curso de Introdução à Agrofloresta

No último final de semana, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre elas, a coordenadora de Projetos Rosangela Alvarenga Morassutti, e as professoras Amarilei Claudineia Calisti  e Giselly Valente; idealizadoras do projeto Horta do Futuro, participaram do Curso de Introdução à   Agrofloresta,  na Fazenda Terra Planta (Sabáudia). A ação foi ministrada pelo responsável Eduardo Carriça e a Bióloga Gabriela Scolari.

“O curso nos proporcionou o estudo das sementes, raízes, mudas, os espaços de cultivos de diversas espécies, técnicas de plantio e combinações de cultivos. Foram três dias de muito aprendizado entre teoria e a prática”, disse Morassutti. Ela ainda acrescentou que a experiência proporcionou também várias ideias a serem desenvolvidas nas aulas de Robótica. “ O Curso proporcionou novas possibilidades e estaremos desenvolvendo ainda mais a criatividade e habilidades dos nossos alunos. Agradecemos o apoio do nosso prefeito vice-prefeito, Jair Milani e também do secretário de Educação, professor Peta”, finalizou.

Projeto Horta do Futuro – Educação, Saúde e Tecnologia

O objetivo é conscientizar a comunidade escolar a respeito da importância de uma alimentação saudável, com foco também no ensino de robótica, preservação ambiental e técnicas agrícolas.
O projeto será introduzido primeiramente nas escolas municipais Presidente Getúlio Vargas (Vila Sampaio) e Nereide de Souza Camargo (Centauro). Na primeira etapa, será abordado em sala de aula, na disciplina de Robótica, o conteúdo “Projeto Trator de Arado”, para reconhecer a importância da agricultura na vida das pessoas e de que forma a tecnologia contribui para a produção agrícola. Nesse conteúdo, será sugerido aos alunos que a implantação de uma hora em que eles sejam produtores vai permitir que vivenciem as etapas do plantio ao cultivo de hortaliças.
O projeto detalha a seguir outras nove etapas, com o passo a passo até a implantação da horta, o cultivo e o encaminhamento para a cozinha da escola, onde a colheita poderá servir de complemento para a merenda ou em receitas apresentadas pelos próprios alunos. Segundo as professoras, uma vez por semana, na disciplina de Ciência/Robótica, os alunos poderão usar o kit robótico na montagem de projetos, tendo demandas da horta como problemática. Exemplo é a irrigação, com sistema de atuadores, sensores ou controladores.

 

Fonte: Prefeitura de Arapongas