TJ-PR determina que ex-presidente da Câmara de Vereadores de Arapongas seja solto

Concessão do habeas corpus, mediante uso de tornozeleira eletrônica, foi determinada na quinta-feira (4). Osvaldo Alves dos Santos é investigado pelo Gaeco por suspeita de operar jogos de azar.

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) mandou soltar o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Arapongas, no norte do Paraná, Osvaldo Alves dos Santos, que está preso desde dezembro por suspeita de operar jogos de azar no município.

A decisão é de quinta-feira (4), mas o comunicado da concessão do habeas corpus ainda não foi emitido e entregue na unidade prisional.

Por este motivo, o ex-vereador seguia preso na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) até as 12h20 nesta sexta-feira (5). Ao receber a liberdade, ele será monitorado por tornozeleira eletrônica.

A defesa de Osvaldo dos Santos afirmou que a decisão do TJ-PR foi justa, pois a prisão foi arbitrária e sem motivo legal.

O Gaeco informou que respeita a decisão do TJ-PR, no entanto afirmou que há elementos para manutenção da prisão.

Entenda o caso

Santos foi preso no dia 18 de dezembro pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) .

Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a Polícia Civil descobriu, durante uma investigação, a existência de 257 pontos de jogo de bicho na cidade. Do total arrecadado com os jogos de azar, 80% era entregue ao ex-vereador, ainda conforme a promotoria.

O Gaeco descobriu ainda que parte do dinheiro era lavado por meio da simulação de venda de sementes de capim para empresas de fachada do ramo agrícola.

O valor total das transações chegaria a R$ 3.077,467,14.

Fonte: G1