Arapongas é contemplada com Mutirão de Cirurgias Eletivas e quer zerar fila de espera

Arapongas foi uma das cidades contempladas através do mutirão de cirurgias eletivas, desenvolvido pelo programa Opera Paraná, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O anúncio oficial foi feito no sábado, 22, no Hospital Norte Paranaense (Honpar), local de referência em saúde na região, com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, do presidente do Honpar, Umberto Tolari e representantes da diretoria e corpo clínico do hospital. “O Opera Paraná é um grande esforço feito pelo governador Ratinho Junior para diminuir a espera de cirurgias eletivas. Este mutirão é um ato que viabiliza não somente mais atendimentos, mas uma retomada à normalidade. Durante a pandemia, as cirurgias eletivas tiveram de ser paralisadas e agora, com o maior programa do país, o Paraná segue avançando para cuidar ainda mais da saúde das pessoas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, considerou a ação um sucesso para a região. “Recebemos pacientes de diversos locais do Norte do Estado e dar esse encaminhamento às cirurgias é fundamental para expandir a qualidade de vida. Agradecemos a parceria com o Governo do Estado que permitiu esse grande momento”, acrescentou.

NÚMEROS

Conforme o diretor administrativo do Honpar, Montgomery Pastorelo Benites, ainda no sábado, 22, mais de 230 pacientes passaram por triagens e consultas. “Vamos ficar responsáveis por atender os pacientes da região macronorte, que são em torno de 280 municípios. Apenas no sábado, chamamos pacientes de 103 cidades. Queremos oferecer o suficiente para acabar com as filas de espera”, falou Benites. Antes do mutirão, o Honpar vinha realizando em torno de 800 cirurgias por mês. Agora, este número deve aumentar para 1.500 mês.

OPERA PARANÁ – Dados da Sesa revelam que o Paraná registrou um aumento de mais de 41% no número de cirurgias eletivas realizadas no último ano. Ao todo, foram efetivadas 468.450 cirurgias em 2022, contra 331.787 em 2021. Já neste ano, até junho, foram feitas 220.445 cirurgias. O Opera Paraná contempla as especialidades de maior procura no Sistema Único de Saúde (SUS): sistema osteomuscular; aparelho digestivo; aparelho de visão; aparelho geniturinário; vascular e das vias aéreas superiores e do pescoço.