Laboratórios da Unicentro recebem conjunto de equipamentos de última geração

Laboratórios de Ciências Biológicas e Farmácia receberam 20 microscópios ópticos binoculares, adquiridos com recursos do Governo do Estado, e mais 20 microscópios, oito micropipetas, 15 lupas e dois ultrafreezers comprados com recursos da universidade.

Os laboratórios de Ciências Biológicas e Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), do campus de Guarapuava, receberam um conjunto de equipamentos que atendem alunos e professores de nove cursos de graduação e de pós-graduação.

São 20 microscópios ópticos binoculares, no valor de R$ 102 mil, adquiridos com recursos de um convênio com o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Outros 20 microscópios, oito micropipetas, 15 lupas e dois ultrafreezers foram comprados pela Unicentro – um investimento aproximado de R$ 175 mil, em recursos próprios.

Os equipamentos foram entregues pela reitoria da Unicentro. “É fundamental a vinda desses equipamentos, porque nos traz uma formação melhor”, declarou o vice-chefe do Departamento de Farmácia, professor Marcos Ereno Auler. “Dá uma qualidade melhor do ponto de vista pedagógico e da pesquisa, além da extensão, porque temos vários projetos voltados à comunidade, que utilizamos esses microscópios para fazer exames de microbiologia. Os alunos são beneficiados porque vão vivenciar a teoria e a prática”.

  • Universidades estaduais são protagonistas de ranking global de inovação e impacto social

Ele também enfatizou a qualidade dos novos equipamentos. “A diferença é gritante. Há tempos tínhamos alguns microscópios de baixa qualidade, microscópios mais simples. Hoje a Unicentro se beneficia de um equipamento que poucas universidades no Brasil têm. Para formação do aluno agrega muita qualidade, do ponto de vista de material, e nos difere de outras instituições que não tem esses equipamentos. A universidade dispõe de equipamentos de ponta hoje”, afirmou.

  • Unioeste abre inscrições do Vestibular 2022; prova de julho será em nove cidades

Em visita aos laboratórios, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, enfatizou que a melhoria na infraestrutura beneficiará ações de ensino e de pesquisa de vários cursos. “Fomos em busca dos melhores do mercado. Com certeza, as nossas pesquisas, as aulas da graduação, da pós-graduação, serão ministradas com equipamentos de primeira qualidade, o que vai fazer com que a precisão dos estudos seja ainda maior”, avaliou.

Os laboratórios didáticos dos Departamentos de Ciências Biológicas e Farmácia são espaços utilizados por praticamente todos os cursos de graduação do campus Cedeteg, de Guarapuava: Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição.

  • UENP lança Desata, projeto de inovação e extensão tecnológica para produtores rurais

O diretor do Cedeteg, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, celebrou a vinda dos equipamentos, ressaltando a motivação dada aos professores e acadêmicos. “Não é só sala de aula, giz, lousa e saliva que faz um bom curso, mas sim as aulas experimentais. Esses equipamentos vão dar a possibilidade para os alunos de ter aulas de primeira qualidade. Conseguir atingir observações de estruturas microscópicas que outros equipamentos, que não tem a qualidade máxima, não conseguem identificar”, disse.

“Adquirir esses microscópios, em virtude das especificidades, não foi uma tarefa fácil. Então, foi muito empenho e, hoje, nós estamos aqui entregando equipamentos de qualidade para cursos que têm qualidade”, arrematou o reitor.

 

Fonte: AEN