Paraná: ONGs na mira da ALEP
CPI define novos nomes de ONGs convocadas para prestar depoimento
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Paraná que investiga a suposta má utilização de verbas públicas e o funcionamento irregular de Organizações Não Governamentais (ONGs) aprovou, durante reunião nesta segunda-feira-feira (10), o envio de pedido de informações com a intenção de realizar oitivas com novas ONGs. Com a aprovação, os membros do grupo de trabalho vão solicitar uma série de documentos aos representantes das entidades para ouvi-las.
Os primeiros depoimentos estão previstos para ocorrer na próxima reunião, marcada para 03 de março. De acordo com presidente da CPI, deputado Ricardo Arruda (PSL), os nomes foram definidos após o estudo de uma lista de ONGs denunciadas. “Vamos solicitar a documentação do Instituto Pró-Cidadania e da entidade Vigilantes da Gestão”, disse. “O controle da atuação das ONGs é precário. No final do trabalho, vamos oferecer um relatório definindo novas regras para esta atividade”, explicou o parlamentar.
Entre as irregularidades apuradas pela CPI estão a ausência de documentação, falta de portais da transparência, processos por irregularidades, erros médicos, uso indevido de recursos, entre outros. A CPI tem 120 dias para concluir os trabalhos de investigação.
Além do presidente e do relator, deputado Galo (PODE), participaram da reunião os deputados Delegado Jacovós (PL) e Delegado Recalcatti (PSD).
Fonte: ALEP