Rede estadual do Paraná é uma das líderes em combate ao abandono escolar

Taxa de abandono no ensino médio das escolas estaduais caiu de 3,7% para 1,3% entre 2020 e 2021. No ensino fundamental a queda foi de 1,2% para 0,6%. Estado está entre os que apresentam os melhores índices do país, segundo o INEP.

Em 2021, a taxa de abandono escolar da rede estadual do Paraná no ensino médio foi de 1,3%. O índice foi o menor entre as redes estaduais do Brasil, ao lado de Goiás e Distrito Federal. No ensino fundamental (anos finais), a rede estadual paranaense teve uma taxa de abandono de 0,6%, atrás apenas das redes estaduais de Goiás (0,5%), Mato Grosso do Sul (0,4%) e Distrito Federal (0,2%).

O resultado representa melhoria em relação ao ano de 2020, quando o abandono foi de 3,7% no ensino médio e 1,2% no ensino fundamental. Os índices foram divulgados nesta quinta-feira (19) na segunda etapa do Censo Escolar 2021, realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

  • Rede estadual de ensino do Paraná é destaque na primeira edição da Maratona Tech

“É um ótimo resultado, que reflete como nossos estudantes se sentem cada vez mais pertencentes ao ambiente escolar, graças ao esforço feito por diretores, pedagogos, professores e funcionários”, diz o secretário da Educação do Paraná, Renato Feder. “Uma escola que não abandona seus estudantes não é abandonada por eles”, conclui.

RETORNO PRESENCIAL – A volta às atividades presenciais marcou o ano de 2021 na rede estadual de ensino do Paraná, que foi uma das primeiras a promover o retorno ao modelo, acompanhando a melhoria no quadro sanitário e a chegada de mais doses de vacina contra a Covid-19.

Em 10 de maio de 2021, começou o retorno presencial gradativo, com um modelo híbrido (incluindo revezamentos e atividades tanto presenciais quanto remotas). Naquele primeiro mês, cerca de 10% das escolas aderiram ao modelo. Em julho, o número chegava a 90%.

  • Profissionais da Educação fazem treinamento para coleta de dados do Censo Escolar

INCENTIVO AO ENGAJAMENTO – A secretaria estadual da Educação e do Esporte promove uma série de ações para combater o abandono escolar e estimular a permanência do estudante em sala de aula. Entre essas iniciativas está o programa Presente na Escola. Por meio do acompanhamento de uma planilha de índices de frequência, os professores e gestores podem analisar as faltas diárias de cada escola, turma, turno e aluno. Assim, é mais fácil identificar quais são as causas das faltas e, então, criar estratégias para resolver os problemas específicos de cada turma, escola ou estudante.

A Secretaria também promove a Prova Paraná, para avaliar o aprendizado dos estudantes a cada trimestre, vendo quais conteúdos foram bem aprendidos e quais precisam ser reforçados. Essa é uma outra maneira de identificar as necessidades dos estudantes para mantê-los engajados com a escola.

  • Em três dias, Educação registra 18,2 mil inscrições no programa Formadores em Ação

Já no caso de identificação de casos de abandono escolar, os colégios realizam buscas ativas. Os pedagogos, professores ou diretores entram em contato com o aluno que abandonou, ou com seu responsável, para entender o motivo do abandono e para orientar sobre a importância da escola.

Essas buscas são feitas por meio de visita domiciliar, mensagem via WhatsApp ou SMS, e-mail, ligação telefônica ou com o auxílio do Conselho Tutelar. Em 2021, foi realizada busca ativa com 61 mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná. Destes alunos, 58,6 mil retornaram para a escola.

 

Fonte: AEN