Sanepar recebe pela sexta vez Selo Ouro para seu inventário de gases de efeito estufa

Certificação do Programa Brasileiro GHG, gerido pela FGV, é um dos reconhecimentos mais importantes ao compromisso ambiental da companhia.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG para o seu inventário de emissão de gases de efeito estufa (GEE) referente ao ano de 2021. A certificação foi anunciada nesta quinta-feira (6). O Selo Ouro é o mais alto nível de reconhecimento às empresas que demonstram o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões de GEE. A companhia recebe pela sexta vez o Selo Ouro.

Desde 2008, a Sanepar elabora anualmente inventários de GEE e, desde 2009, faz o registro público de seu IGEE ao Programa Brasileiro GHG Protocol, gerido pela FGV. Na elaboração de seu inventário, a empresa utiliza métodos disponibilizados pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) e pelo Programa Brasileiro GHG Protocol. O documento fica disponível no site da companhia (AQUI).

  • Selo Clima Paraná está com inscrições abertas e tem novidades nesta edição

As atividades desenvolvidas pela Sanepar e contempladas no IGEE são esgotamento sanitário, abastecimento de água, coleta e disposição final de resíduos sólidos urbanos e atividades administrativas. Em 2021, as emissões diretas de GEE foram calculadas em 1.016.527,23 toneladas de gás carbônico (CO2). O tratamento de esgoto é responsável por mais de 90% das emissões de GEE.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, afirma que o Selo Ouro é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela companhia. “É com grande alegria que recebemos esse reconhecimento ao nosso trabalho, que segue a Política de Sustentabilidade da empresa. Os dados levantados por nós, no inventário, contribuem para melhorarmos sempre nossos processos, com a busca constante de tecnologias que aumentem a eficiência dos sistemas, tornando-os os mais sustentáveis.

Ele ressalta que fazer a transição do cenário atual para uma economia de baixo carbono é o desafio imposto para a empresa e para o setor de saneamento.

  • Moradores e comerciantes de Matinhos esperam verão com muitos turistas após obras na orla

Atualmente, a Sanepar mantém um Comitê Ambiental, Social e Governança (ASG) e também desenvolve estudo e pesquisas para implantação de sistemas cada vez mais eficientes de captura e combustão controlada do biogás ou aproveitamento energético deste subproduto.

Fonte: AEN