UFPR adia primeira fase do vestibular 2020/2021 e provas do concurso para cadetes da PM por agravamento da pandemia

Nesta segunda-feira (15), o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR) adiou a primeira fase do vestibular 2020/2021 e também as provas do concurso público com 70 vagas para cadetes da Polícia Militar (PM).

Segundo o anúncio, as provas dos dois processos foram adiadas por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus em Curitiba e nas cidades do interior do estado.

Segundo o Núcleo de Concursos, as novas datas das provas só serão definidas e informadas “tão logo se tenham parâmetros adequados para garantir a biossegurança dos envolvidos na prova de seleção”.

Adiamentos do vestibular

O vestibular estava marcado para ocorrer no dia 28 de março, com as provas da segunda fase nos dias 25 e 26 de abril. Em 2020, também por causa da pandemia, a primeira fase já havia sido adiada para janeiro e depois foi remarcado para fevereiro.

O último adiamento havia sido decidido no final de fevereiro, após a troca da coordenação do Núcleo de Concursos (NC-UFPR), que ocorreu no dia 21, devido à suspensão do concurso público da Polícia Civil horas antes da aplicação das provas.

Na oportunidade, a UFPR informou que decidiu pelo adiamento do vestibular considerando a necessidade de cumprir questões logísticas diante da pandemia para “assegurar, sem margens de dúvidas, a segurança das provas e a saúde dos candidatos e do pessoal envolvido na sua aplicação”.

Concurso para cadetes PM e bombeiros

O processo de seleção do curso de formação de oficiais (CFO) da PM-PR abriu 60 vagas para cadete policial militar e 10 vagas para cadete bombeiro militar. O edital foi publicado em outubro de 2020.

Os aprovados ingressam no curso de formação de oficiais, que tem duração de três anos. Os alunos recebem salário inicial de R$ 3.277,88 e, ao concluir o curso, ficam aptos a serem promovidos a 2º tenente, com salário de R$ 9.735,33.

Outro concurso público da PM, neste caso para soldados policiais e bombeiros militares, já havia sido adiado para não coincidir com a primeira fase do vestibular. As provas do concurso para soldado foram transferidas para o dia 16 de junho.

Fonte: G1